· FEIJOA

Esta é um fruta típica das áreas frias da America do Sul (Paraguai, Uruguai, Argentina e sul do Brasil), cujo nome cientifico é Acca Sellowiana. A Goiaba Serrana, também conhecida como Feijoa, se espalhou pelo mundo. Em 1980 foram levadas mudas do Uruguai para a França, e em 1900 da França para outros países europeus e EUA. Após esta data difundiram-se na Indonésia e Ilhas do Pacifico, chegando até a Nova Zelândia no inico do século XX.

Já na Serra Catarinense, seu desenvolvimento comercial iniciou há mais de 20 anos, quando em São Joaquim, por iniciativa de um técnico cooperado da Sanjo, os primeiros pomares desta fruta surgiram. Através da seleção das melhores plantas, ele conseguiu obter frutos de tamanho e qualidade compatíveis aos produzidos nos países tradicionais desta cultura.

A Sanjo comercializa a Goiaba Serrana no mercado nacional desde 1998. Sua colheita coincide com a da maçã Fuji, realizada em março e abril na região de São Joaquim. Recomenda-se servir o fruto gelado na sua forma natural ou como ingredientes para salafa de frutas, sucos, tortas, sorvetes, suflês, musses e outros.